Monitoramento Sintético

Conhecendo um pouco mais sobre o Monitoramento Sintético dos serviços de suporte da Sensedia.

Introdução

Garantir a estabilidade e o desempenho dos sistemas é essencial para qualquer negócio digital. Nesse contexto, o Monitoramento Sintético emerge como uma ferramenta valiosa, permitindo verificar continuamente a saúde dos Gateways dos clientes e garantindo que as operações ocorram sem interrupções indesejadas. Está página oferece uma visão abrangente do Monitoramento Sintético, explicando seu funcionamento, arquitetura e configuração das rotas monitoradas. Ao compreender melhor essa ferramenta, os clientes podem otimizar sua estratégia de monitoramento e garantir a máxima disponibilidade e desempenho de seus sistemas digitais.

Monitoramento Sintético

O Monitoramento Sintético é uma ferramenta fundamental para validar a integridade dos Gateways dos nossos clientes, usando os Inbound Addresses vinculados aos ambientes monitorados.

Cada URL configurada no Monitoramento Sintético é verificada regularmente (atualmente a cada 3 minutos), e em caso de problemas, são enviados alertas para nossas ferramentas de comunicação.

Depois que as informações são enviadas para análise, aquela URL específica é silenciada, sendo reativada após esse período. Durante o silenciamento, a URL não é verificada novamente. Esse processo permite que o cliente consiga ter um tempo de reestabelecimento do serviço sem o envio contínuo de alertas.

Arquitetura

Essa é uma solução simples composta por três componentes:

  • API de Monitoramento Sintético

  • Job de Validação de Regras

  • Banco de Dados para guardar estados

A API do Monitoramento Sintético atua como um integrador entre a infraestrutura da Sensedia e os canais de comunicação que devem ser notificados. Além disso, ela realiza integrações com o bases de dados para atualizar o status das rotas monitoradas.

Conforme descrito na arquitetura, a consulta é feita nas rotas na API de Monitoramento Sintético e valida regularmente se os gateways estão operando corretamente para os ambientes registrados.

Conclusão

O Monitoramento Sintético é uma peça fundamental na estratégia de garantia de disponibilidade e desempenho para os sistemas digitais.

Ao validar continuamente a integridade dos Gateways dos clientes, essa ferramenta proporciona tranquilidade e segurança, permitindo que as operações ocorram sem contratempos significativos. Com uma arquitetura simples e eficaz, e recursos como integrações com os canais, o Monitoramento Sintético oferece uma solução abrangente para manter os sistemas operando de forma confiável.

Ao implementar e gerenciar corretamente as rotas monitoradas, os clientes podem maximizar a eficiência de suas operações e alcançar o sucesso em suas iniciativas digitais.

Last updated